A notícia é um dos principais tipos de textos jornalísticos existentes e tem como intenção informar acerca de determinada ocorrência. Trata-se de um texto bastante recorrente nos meios de comunicação em geral, seja na televisão, em sites pela internet ou impresso em jornais ou revistas. Caracteriza-se por apresentar uma linguagem simples, clara, objetiva e precisa, pautando-se no relato de fatos que interessam ao público em geral.
A notícia online é um texto multimodal, isto é, constituído por elementos verbais (texto escrito) e não verbais (visuais) (imagens estáticas ou em movimento, gráficos, infográficos etc.).
Blocos hipertextuais (o hipertexto são os nós que ligam palavras, textos, imagens etc.) e hipermidiáticos (recursos audiovisuais, como os vídeos, por exemplo) compõem a notícia online e possibilitam ao leitor mais flexibilidade e autonomia, já que ele pode escolher diferentes percursos de leitura, a fim de desenvolver uma melhor compreensão dos fatos noticiados.
Elementos constituintes do texto notícia:
Manchete ou título principal – Geralmente é grafado de forma bastante evidente, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.
Título auxiliar (Linha fina) – Serve como um complemento do título principal, com o acréscimo de algumas informações, a fim de torná-lo ainda mais chamativo ao leitor.
Lide (lead) – Corresponde ao primeiro parágrafo e nele são expostas as informações que mais despertam a atenção do leitor para continuar com a leitura do texto. Busca responder às questões: Quem? Onde? O quê? Como? Quando? Por quê? Esta estratégia é bastante utilizada em jornais devido ao seu caráter informativo e pode levar informações rápidas e claras ao leitor.
Corpo da notícia – Trata-se da informação propriamente dita, com a exposição mais detalhada dos acontecimentos mencionados. Após trazer as informações mais importantes no primeiro parágrafo, os parágrafos seguintes apresentam os outros acontecimentos sempre em ordem decrescente de relevância. As informações realmente necessárias para o entendimento dos fatos – tais como as personagens, o espaço e o tempo – são priorizadas.
Outras informações com detalhes mais importantes vêm logo em seguida, como a causa do acontecimento, o desenrolar dos fatos e as consequências do mesmo. Tais informações já são mencionadas no lead, no entanto, elas são apresentadas novamente com mais detalhes. Em uma notícia, os eventos são apresentados pelo interesse na perspectiva de quem conta e pelo que o leitor pode considerar mais importante.
Veracidade dos fatos e impessoalidade
A notícia é um relato de uma série de fatos verídicos e não deve, de maneira alguma, apresentar informações incertas ou mentirosas. O texto deve ser o mais impessoal possível, contando com informações concretas que podem ser comprovadas através de entrevistas com testemunhas e/ou especialistas, fotos ou filmagens. Tais detalhes asseguram ao leitor a veracidade dos fatos. A linguagem jornalística deve prezar pela imparcialidade, neutralidade sobre aquilo que relata. Para alcançar o objetivo, há o privilégio do uso de terceira pessoa e dos verbos no modo indicativo, ausência de enunciados de opinião e não uso de adjetivos que possam dar impressão de subjetividade. A linguagem do jornal é, de preferência, coloquial, isto é, mais próxima à maneira como falamos. Isto ocorre intencionalmente, pois o objetivo é se aproximar e se adequar ao leitor, buscando uma comunicação mais eficiente.